sábado, 16 de agosto de 2014

Pilula do dia seguinte (Levonorgestrel)


Pilula do dia seguinte (Levonorgestrel) 

Um contraceptivo de emergência cada vez mais utilizado pelas mulheres, mais muitas delas não sabem seus efeitos e como ela age junto ao organismo, vou tentar abordar de uma forma precisa e simples sobre o tema. 

Afinal como a pilula age no organismo?

Não existe pesquisa que defina o certo qual é a sua ação, podemos definir sua função, ela age liberando uma carga extra de hormônios assim retardando a ovulação é como se ela mandasse uma mensagem ao cérebro que já havia existido uma fecundação impendido assim a liberação do óvulo, caso já houvesse o encontro do espermatozoide ela não deixa se fixar ao útero, causando o descamamento do endométrio.  

Até quantas horas seria o ideal para se tomar a pilula? 

Ao invés e ser chamar pilula do dia seguinte, seria melhor ser chamada das horas seguintes, pois quanto antes melhor, o ideal seria antes de 24 hrs pois assim garantia sua eficácia de 88%. 

O efeito da pilula é cumulativo?

Não seu efeito não é cumulativo. Aqui que mora o grande erro, muitas mulheres tomam a pilula antes do ato, ou até mesmo deixam de se prevenir pelo fato de terem já utilizado o medicamento um dia antes, lembrando que a pilula não previne de possíveis DST's .

Com o tempo a pilula perde o efeito?

Essa é a dúvida que mais recebo no meu e-mail, a pilula é como se fosse qualquer outro remédio, se utilizado de uma incorreta e constante sua eficácia diminui, ou até perda dela, o ideal seria ser utilizada em caso extremo de emergência e nunca mais de uma vez por mês pela sua alta dosagem de hormônios.

  
Quais são seus efeitos colaterais? 

São muito dos seus efeitos, na bula mesmo você pode observar quais são os possíveis, o mais comum entre eles são enjoos, pequenas contrações abdominais, dores de cabeça desregulação do ciclo e até mesmo sangramentos.

Como posso saber se a pilula foi utilizada de uma forma correta?

Se ela foi ingerida entre as 72 hrs, ok. Lembrando que depois desse prazo a pilula não surgirá efeito. Caso haja vomito ou diarreia entre 2 hrs após ser ingerida deve ser tomada outra dose do medicamento. Geralmente ela vem em uma única dose ou duas, aonde a outra deve ser ingerida depois de 12 hrs, para não haver esquecimento e erro, pode ser ingerida as duas juntas, o efeito será o mesmo. 

A pilula é abortiva?

Não. Mais deve ser evitada caso há uma desconfiança de uma possível gravidez, pela sua alta dosagem de hormônios.