quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Pílula do dia seguinte e os seus efeitos


Olá, mulheres, ou leitores. Hoje vou voltar à um assunto já discutido aqui, porém que ainda causa MUITAS dúvidas pelas redes sociais e fórum. Eu me pego entre um site e outro, várias perguntas, e questionamentos parecidos, então vou tentar descrever de forma simples e clara. 
E claro ajudar a você à dormir tranquila, ou decifrar suas dúvidas. Vamos lá? 
Primeiramente vamos falar rapidamente sobre a ação da pilula, e sua dosagem. Se sua ideia é se aprofundar mais sobre seu mecanismo, recomendo que leia a postagem anterior, mas caso queira saber sobre os efeitos colaterais  é só continuar lendo o texto. 

AFINAL COMO FUNCIONA ESSA TAL PILULA, ELA É ABORTIVA? 
    Basicamente o seu mecanismo de ação é espessamento do muco cervical (prometo fazer uma postagem só falando sobre ele), assim ele dificulta a "passagem" da espermatozoide ir à de encontro com o óvulo. Ela também tardia a expulsão do óvulo, e caso tudo isso já tenha ocorrido ela  ainda tem uma pequena ação na motilidade do óvulo e na espessura do endométrio (camada interna do útero). 
Então tudo vai depender: Aborto pra você é à partir da fecundação? Se sim, pode ser que ela aja para que não ocorra a fixação na parede do útero. Mas caso isso já tenha ocorrido, e o processo de fecundação já esteja "evoluído", seu uso é praticamente ineficaz. 

QUAL A SUA COMPOSIÇÃO? 
   Se você já foi atrás de informações sobre a pílula, já ouviu aquele termo bomba hormonal. E eu juro que não é exagero, viu? É composta pelo hormônio levonorgestrel, progesterona sintética. Em alta quantidade, e eu disse alta. Em média de 8 ou até meia cartela de um anticoncepcional de uso diário. Algumas mulheres são mais sensíveis à essa dose (eu), outras quase não surgem efeito colateral, mas não é a regra. Infelizmente. 

NOSSA HELÔ, AGORA VOCÊ ME DEIXOU PREOCUPADA. QUAIS SÃO ESSES EFEITOS? 
 Chegamos nos finalmente da discussão (aleluia). Os efeitos são os mais diversos possíveis. Nos três primeiros dias podem surgir: 

  1. Dores de cabeça 
  2. Cólica 
  3. Enjoos acompanhado de vômito 
  4. Mamas sensíveis 
  5. Sangramentos 
  6. Desregulação do ciclo como o atraso menstrual ou até mesmo adiando 
  7. Diminuição ou o aumento do fluxo 

 SANGRAMENTO COMO ASSIM? 
Simples, lembra que eu te disse, que a pílula tem ação lá do endométrio, camada interna do útero, que toda vez que ele descama ocorre a menstruação? Então, esse sangramento é resultado desta ação. Pois se a camada estiver fina, ou ocorrer essa descamação não haverá a perpetuação de uma gestação. 
Logo depois de alguns dias, ou até mesmo com esse escape, pode vir a menstruação, com o aumento do fluxo. Mas saiba diferenciar esse aumento. 
Pois se o número de dias, for bem maior, e a quantidade exageradamente maior do que seu corpo esta acostumado, pode ser hemorragia, então procure um médico. Tudo bem? 


E QUANTO TEMPO PODE ATRASAR? 
Isso é muito relativo, eu já tive três experiências com a pilula, duas delas parei no hospital. Uma por fluxo intenso, e outra por atraso acompanhado de dores terríveis. 
Mas esse atraso o ideal é que não ultrapasse de sete dias para você se questionar a sua eficácia. Mas sim ela pode levar mais, vinte e até mais de atraso. Porém casos assim devem ser investigado. Logo que pode vir acompanhado de outros problemas da desregulação hormonal. 
Já ouvi relatos, e em presenciei pacientes que o atraso foi absurdo. Porém o que devo fazer?
Caso esse atraso exceda esses sete dias, faça um teste. E caso ainda não ocorra a menstruação nos próximos dez dias, procure seu ginecologista.  

MEU CICLO DESREGULOU E AGORA?
Sinto lhe informar, mas seu corpo é bem independente viu, ele dará conta de se adaptar à essa bagunça toda sozinho. Vou falar mais uma vez sobre meu trauma com essa medicação, meu ciclos são beem curtos, porém normais. Passo por todas as fases normalmente,  porém de 24 dias passou para 31 dias, sim é muita coisa né? E isso aconteceu durante uns 5 meses, e logo foi diminuindo e hoje esta entre 25 á 26. 
Então é sentar, relaxar e deixar seu corpo dar conta. 

Espero ter ajudado, caso você queira saber sobre o uso, e seu uso em pequenos intervalos recomendo você ver a outra publicação que abordo melhor esse assunto! Pois esse post já ficou beem longo né, espero te ajudado.

                                                            

0 comentários:

Postar um comentário